A instalação de um campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Camaçari está em vias de se tornar realidade. O início da oferta de cursos superiores foi pactuado para o ano que vem entre o prefeito Antonio Elinaldo e o reitor da instituição educacional, João Carlos Salles, em visita à Cidade do Saber realizada na manhã desta sexta-feira (25).
Durante o encontro, foi constatava a viabilidade de utilizar algumas salas da Cidade do Saber como espaços provisórios para a ministração das aulas de cinco graduações iniciais (cursos na área de engenharia). Após a visita, o prefeito foi ao estúdio do programa Bahia no Ar, acompanhado do deputado federal Paulo Azi, e ambos comentaram a novidade em entrevista concedida ao radialista Roque Santos.
O campus avançado da Ufba vai beneficiar, inicialmente, cerca de 400 estudantes, mas a expectativa é que, com as ampliações previstas, 2.000 camaçarienses estejam frequentando a universidade dentro de dois anos. “É um motivo de muita alegria. Fico emocionado com essa novidade, porque na minha juventude não tive oportunidade de fazer um curso superior e hoje estou conseguindo facilitar para nossa população o acesso à faculdade”, pontuou.
Paulo Azi, deputado federal e colega de partido do prefeito, também comemorou a novidade. “É um sonho antigo, sobretudo da juventude de Camaçari, que passa a ter mais oportunidades de ingressar em um curso superior. Será o marco de um novo ciclo de desenvolvimento de Camaçari”, descreve.
A ideia é que as aulas sejam disponibilizadas inicialmente em local provisório e, posteriormente, através da busca por recursos do governo federal, um local adequado seja providenciado para que a unidade da Ufba de Camaçari possa funcionar plenamente, com capacidade para atender um número bem maior de estudantes e ofertar um leque mais variado de cursos.