Na tarde desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Camaçari realizará a primeira (de três) audiência pública sobre a elaboração do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e dos códigos Urbanísticos, Ambiental e de Obras do Município. O encontro acontecerá no Plenário Oswaldo Nogueira, na Câmara Municipal, a partir das 13h.
Em entrevista ao Bahia no Ar, a Secretária do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) de Camaçari, Andréa Montenegro, falou sobre a importância do PDDU.
”É um plano diretor, como o nome diz. Ele que vai nortear todas as ações públicas e privadas desenvolvidas no município. O atual, que foi elaborado em 2008, atualmente é um atraso para a cidade, tivemos uma condução diferente de lá para cá, [no modelo atual] deixamos de atrair investimento, gerar renda, reorganizar Camaçari, que não é a mesma de 15 anos atrás”, relatou.
Andréa comentou ainda a necessidade urgente que a cidade tem de se reorganizar, devido ao crescimento do município.
”Queremos a participação do povo na hora de elaboração e revisão, buscamos trabalhar em conjunto, não só a revisão do plano, mas como o código de obras, urbanístico e ambiental. Alguns anos atrás víamos uma Camaçari sem infraestrutura e de repente vem uma explosão. Temos que pensar essa cidade considerando que tem zona urbana, rural e costa. Analisar essa expansão urbana de forma desordenada. Serviços e estruturas solicitados por locais que eram rurais e agora são urbanos”, completou.
As próximas reuniões públicas para tratar o PDDU estão marcadas para a próxima quarta-feira (17), em Abrantes, às 8h, e Monte Gordo, na sexta-feira (19), no mesmo horário. A participação é possível presencialmente e online, através da TV Câmara e aplicativo de mensagens.