A cidade de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi uma das mais atingidas pelo temporal dos últimos dias e, pelo resultado preocupante pós-fenômeno, a prefeitura decidiu adiar a Lavagem do Adro, festa tradicional em celebração ao Senhor do Bonfim que ocorreria neste domingo (12).
O anúncio foi feito pelo gestor, Luizinho Trinchão (PSD), como forma de prevenção em meio ao estado de calamidade que parte significativa do município se encontra, com centenas de pessoas desalojadas, além de casas e estabelecimentos comerciais destruídos e consumidos pela água. Nas redes sociais, a prefeitura divulgou uma nota confirmando o adiamento da Lavagem, definindo o dia 26 deste mês como data provável para o evento.
“Nos solidarizamos com todas as famílias afetadas pelas chuvas e estamos à disposição para auxiliar quem sofreu perdas e teve sua casa invadida pela água”, diz trecho do comunicado, confirmando também que a festa do Senhor Bom Jesus da Passagem não terá mudanças, ocorrendo na próxima segunda (13).
De acordo com as estimativas levantadas pela Defesa Civil, cerca de 88% de Pojuca foi atingida pelas fortes chuvas, deixando as ruas totalmente submersas, com prejuízos materiais incontáveis à população. Não é a primeira que isto ocorre na cidade, já quer em abril de 2024 houve um resultado similar e, agora, moradores solicitam um projeto de contenção de danos com urgência, para que não se repita.