Após o homicídio do mestre capoeirista José Jorge dos Santos, de 64 anos, familiares e amigos decidiram se manifestar, fechando os dois sentidos da BA-099, conhecida como Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, na noite desta quarta-feira (30).
Mestre Barriga, foi morto durante uma operação policial no bairro de Portão, onde morava. Ele foi atingido enquanto estava dentro da casa da mãe, sendo socorrido para o Hospital Menandro de Farias, não resistindo aos ferimentos.
Pedindo justiça, os protestantes queimaram pneus e outros objetos, além de atravessar um ônibus na pista. O veículo quase foi incendiado, mas o ato foi impedido a tempo por policiais. Por conta disso, o trânsito na via ficou completamente bloqueado, causando um enorme congestionamento.
Em razões do clima de tensão e medo, os ônibus metropolitanos pararam de circular na localidade. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindmetro), a medida deve valer até a manhã da quinta (31) e só voltará caso tenha fortalecimento no esquema de segurança.
Procurada, a Polícia Civil afirma que esteve em Portão para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão quando o mestre atingiu um dos inspetores com uma facada no colete, havendo reação. A família da vítima nega e contesta a versão divulgada.