Um quadro preocupante. Assim a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) classifica o número de pacientes internados atualmente nas unidades de urgência e emergência do município. Segundo dados atualizados nesta quarta-feira (15), dos 39 pacientes internados nas UPAs e PAs da cidade, 33 estão aguardando pela Regulação Estadual para serem transferidos para uma unidade de referência.
Nesta quarta-feira (15), o Bahia no Ar noticiou o drama vivido pela família da adolescente Camila Tavares Oliveira, de 16 anos.
Por meio de nota enviada ao Bahia no Ar, a Secretaria destacou: “O quadro é preocupante para quem aguarda por uma transferência”. De acordo com o levantamento, na UPA da Gleba A, há 22 pacientes internados, sendo que 17 aguardam pela Regulação. Entre estes, ressalta a pasta, há um paciente com 40 dias internado aguardando pela transferência.
Já na UPA de Arembepe, os oito pacientes internados aguardam pela Regulação Estadual. Um destes pacientes aguarda na unidade de saúde há 24 dias.
Leitos lotados
A Sesau ainda frisa que essa situação tem prejudicado o internamento de novos pacientes. “Com os leitos lotados, não há condições de acomodar novos usuários. Situação que também prejudica o atendimento. Pois, com as unidades de urgência e emergência com muitos pacientes internados, as equipes médicas precisam se dividir entre atenderem os internados e a demanda que chega à todo instante”, explica o órgão municipal através do comunicado.