A polícia militar contabilizou cerca 4 mil pessoas em ato contra o governo de Dilma Roussef (PT) que começou às 9h deste domingo (16), na Barra, em Salvador, conforme informações da 11ª Companhia Independente de Polícia (Cipm/Barra). Os participantes do evento, organizado pelos movimentos Brasil Livre, Vem Pra Rua e Revoltados On Line, percorreram um percurso de cerca de 700 metros, do Porto da Barra com destino ao Farol.

Com faixas e vestidos nas cores verde e amarelo, os manifestantes criticam a corrupção no país, o Partido dos Trabalhadores (PT) e pedem o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República. Bandeiras em apoio ao delegado responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância que culminou com a prisão de empreiteiros, o juiz federal Sergio Moro, também são levantadas pelo público. Cerca de 300 policiais fazem a segurança do evento.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia(SSP-BA) divulgou nota informando que haverá monitoramento para evitar atos de vandalismo. “A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que monitora os protestos para garantir que as pessoas se manifestem dentro da normalidade e da democracia e para evitar atos de vandalismo ou depredação. A Polícia Militar afirmou que estará acompanhando toda a situação durante o protesto”.

Não participação do Psol

O Presidente estadual do Psol na Bahia, Marcos Mendes, afirmou que o seu partido não concorda com qualquer tentativa de impeachment, apesar de ser contra o governo. “A gente sempre deixa claro que somos críticos à política adotada pelo PT. O Partido dos Trabalhadores, quando chegou ao poder, acabou reproduzindo a mesma política do DEM, PSDB e PDMB. Mesmo assim, a gente vê esse pedido de impeachment como um golpe de Estado que está sendo orquestrado pela direita e setores conservadores da sociedade”, diz.
O Movimento Brasil Livre (MBL) estima atos em pelo menos 144 municípios brasileiros, já o Vem pra Rua lista 257 cidades. Além de Salvador, na Bahia, mais 11 cidades confirmam o movimento.

 

Veja a relação abaixo:

Barreiras – 16h – Praça das Corujas
Brumado – 17h – Praça Coronel Zeca Leite
Cachoeira – 15h – Praça 25
Camaçari – 9h30 – Praça Des. Montenegro
Conceição do Coité – 15h – Praça da Matriz
Feira de Santana – 15h – Em frente da Prefeitura
Ilhéus – 15h30 – Catedral São Sebastião / Ct. Dom Eduardo
Itabuna – 15h – Jardim do Ó
Itapetinga – 15h – Lagoa
Jequié – 15h – Praça do Viveiro
Salvador – 9h – Porto da Barra
Vitória da Conquista – 9h – Praça Guadalajara