• Home
  • |
  • Cidades
  • Camaçari
  • |
  • Radares instalados na Via Parafuso visam reduzir acidentes, mas medida pode não resolver o problema

Radares instalados na Via Parafuso visam reduzir acidentes, mas medida pode não resolver o problema

A principal contestação de moradores é que haja um acesso seguro para a travessia, principalmente na altura do Boulevard Shopping, principal ponto de acidentes
via parafuso
Foto: Beatriz Assis / Bahia no Ar

Quem é morador de Camaçari, sabe que a solicitação por mais segurança e fiscalização no trânsito da rodovia BA-535, a Via Parafuso, é uma pauta antiga entre a população. Por conta disso, diversos radares e lombadas eletrônicas funcionarão no percurso da estrada de acesso ao Polo Industrial e Petroquímico da cidade.

A Concessionária Bahia Norte, que administra o sistema BA-093 – na qual a Via Parafuso faz parte – já começou a instalação dos 14 equipamentos, que ficarão em pontos estratégicos. O plano é que comecem a funcionar logo após o Carnaval, com o objetivo de diminuir significativamente o risco de batidas e atropelamentos, muitas vezes fatais.

Em um levantamento feito pelo Bahia no Ar, do início de 2025 até agora foram registrados 23 acidentes com uma morte, no dia 26 de janeiro. Os dados, no entanto, contestam o que foi informado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos, Energia, Transportes e Comunicações (Agerba), que alega ter sido 19 casos e sem nenhuma vítima fatal, o que não é verdade.

Em meio a este alto índice em apenas dois meses incompletos, os radares são mais que necessários, mas ainda não resolve por completo o problema ali existente. Principal fluxo de tráfego e pessoas, o trecho em frente ao Boulevard Shopping aparentemente não terá monitoramento, o que ainda é preocupação para moradores do Jardim Limoeiro e demais moradores que atravessam sem nenhuma proteção e com chances altas de ser atropelado.

A Agerba já se pronunciou sobre o tema, alegando que as pessoas poderiam usar o Viaduto do Trabalhador para atravessar, entretanto a população afirma que é impossível pois se trata de um ponto distante ao local de travessia e, ainda por cima, não há acesso aos pedestres. O melhor seria, para eles, uma passarela que ligasse as margens da BA-535 na região do shopping.

Enquanto isso, aguarda-se um resultado benéfico após o funcionamento dos radares e que, consequentemente, o índice de acidentes caia drasticamente na rodovia, considerada a mais perigosa da região.

0 0 votos
Article Rating

Tags:

LEIA +
0
Qual sua opinião sobre o assunto? por favor, comente.x