Após ingressar com pedido no Supremo Tribunal Federal para efetivar compra direta da vacina russa contra a covid-19, sem mediação do governo federal, o governador da Bahia, Rui Costa utilizou suas redes sociais oficiais para afirmar, nesta manhã, que a logística do estado para a vacinação já está pronta.
Segundo o membro do Partido dos Trabalhadores, com a permissão do Supremo, 50 milhões de doses da Sputnik V serão adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia. “Precisamos da vacina para salvar vidas”, concluiu.
Anvisa
O pedido de uso emergencial da Sputnik V no Brasil chegou a ser analisado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), porém foi devolvido por falta de “requisitos mínimos”. Em nota, O Fundo Russo de Investimento Direto, responsável pelo imunizante, informou que brevemente enviará novos dados acerca da vacina, a fim de obter a aprovação do uso.
Ainda de acordo com o Fundo Russo, esse tipo de solicitação de dados adicionais por parte dos órgãos reguladores é um procedimento padrão e não significa que uma oferta de registro foi rejeitada.