Em portaria a ser publicada nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial do Município, o secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador, José Carlos Aleluia, determina que todos os ônibus com mais de 10 anos terão que ser substituídos até o dia 31 de agosto. Para os coletivos entre oito e 10 anos, o prazo se estende até o dia 31 de outubro. Todos os novos veículos deverão ser adaptados às condições de acessibilidade.

Aleluia informa ainda que os novos ônibus deverão ter motorização padrão Euro V, o que reduz a emissão de gases poluentes. Outra exigência, assinalada pelo secretário, é a ventilação forçada dos novos veículos. “Com esse sistema de ventilação, os passageiros terão maior conforto térmico durante as viagens”, garante. Os veículos também vão contar com portas nas duas laterais, permitindo a eliminação da mão inglesa nas faixas exclusivas de tráfego.

O secretário avisa que mais melhorias estão previstas na licitação do sistema de transporte público de Salvador, em processo de elaboração. “Ainda este ano estaremos concluindo o certame para oferecer ao cidadão soteropolitano um transporte coletivo digno e de qualidade, que o estimule a deixar o carro em casa para os seus deslocamentos pela cidade”.