O registro de candidatura de Ralison Valentim (DEM), foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) na tarde desta quinta-feira (29). Ralison é irmã da ex-prefeita Rilza Valentim, falecida em 2014 durante o exercício do mandato em São Francisco do Conde.
Os juízes do TRE-BA julgaram que uma eventual eleição de Ralison configuraria um terceiro mandato, já que é vedada a candidatura de parentes em primeiro grau de prefeitos reeleitos – em 2012, Rilza foi escolhida para o segundo mandato.
O placar da decisão foi de 5 votos pelo indeferimento e um voto contrário. A candidatura de Ralison já havia sido objeto de consultas no Tribunal Superior Eleitoral e no Tribunal Regional Eleitoral, com posicionamentos divergentes dos magistrados. Apesar do indeferimento, ainda cabe recurso da decisão.
Na última terça (27), quando surgiu o pedido de indeferimento à Justiça Eleitoral, por parte de Evandro Almeida (PP), candidato à reeleição, Ralison disse que sua candidatura “tem gerado pânico” no seu opositor e que os “argumentos utilizados para tal fim não se sustentam”.
Ralison explica ainda que, embora sua irmã tenha sido prefeita, sua eventual eleição “não se configura como terceiro mandato”.