• Home
  • |
  • Notícias
  • Educação
  • |
  • Secretaria de Educação do Estado se posiciona sobre corte nos salários dos professores estaduais

Secretaria de Educação do Estado se posiciona sobre corte nos salários dos professores estaduais

De acordo com o comunicado, "o Estado não foi informado oficialmente sobre a paralisação" e a decisão "seguiu entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), na linha de que a administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação".
Foto: Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (27) a Secretaria de Educação do Estado (SEC) falou, por meio de nota, sobre a informação do desconto salarial aplicado pelo Governo do Estado aos professores que aderiram a paralisação de 48 horas, realizada na semana passada nos dia 18 e 19 de fevereiro.

De acordo com o comunicado, “o Estado não foi informado oficialmente sobre a paralisação” e a decisão “seguiu entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), na linha de que a administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação”. A nota destaca também que menos de 30% das escolas estaduais aderiram ao movimento.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato), o desconto salarial atingiu cerca de 30 mil professores estaduais.

A SEC ainda fala sobre que “a reposição dos salários para os [professores] que paralisaram as atividades acontecerá mediante calendário e comprovação da reposição das aulas pela direção das escolas e NTE”.

Já para os educadores que não participaram das ação, a orientação da pasta é de que seja comunicado formalmente e imediatamente “à escola e esta ao Núcleo Territorial de Educação (NTE), pois será feita uma folha antecipada”.

Veja abaixo a nota da SEC na íntegra:

“O Estado não foi informado oficialmente sobre a paralisação, que aconteceu uma semana após o início do ano letivo e às vésperas do Carnaval.

A decisão de efetuar os descontos seguiu entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), na linha de que a administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação.

Menos de 30% das escolas estaduais aderiram à paralisação, realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro.

A Bahia tem a 18° arrecadação percapita do país e a rede estadual de ensino tem a segunda melhor remuneração de professores do Brasil, depois do Distrito do Federal, segundo o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE/MEC).

No caso de professores que trabalharam e houve o desconto, a orientação é comunicar imediatamente à escola e esta ao Núcleo Territorial de Educação (NTE), pois será feita uma folha antecipada.

Informa, ainda, que a reposição dos salários para os que paralisaram as atividades acontecerá mediante calendário e comprovação da reposição das aulas pela direção das escolas e NTE.

ASCOM SEC”

Manifestação

Durante a manhã desta quinta-feira o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato) anunciou que foi marcado um protesto para amanhã (28), em frente à Secretaria Estadual de Educação (SEC), situada no Centro Administrativa da Bahia (CAB).

De acordo com informações do repórter Clerisson Amorim, durante a segunda edição do programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93.1) de hoje, a decisão sobre a realização da manifestação foi tomada após uma reunião da diretoria da APLB.

0 0 votos
Article Rating

Tags:

LEIA +
0
Qual sua opinião sobre o assunto? por favor, comente.x