Diante do aumento populacional de moradores e turistas na Costa de Camaçari, a secretária de Turismo do município, Cristiane Bacelar, falou ao programa Bahia No Ar desta segunda-feira (2), sobre ações de governo que estão sendo realizadas para atender essa alta demanda, sobretudo no verão.
De acordo com dados do Airbnb, site de aluguel de imóveis, Camaçari foi apontada como 8º destino mais procurado no Brasil para passar as festas de final de ano. Por conta disso, a secretaria destaca a necessidade de investir alto em projetos que recebam bem o turista e mantenham a qualidade de vida do morador.
Dados mostram que esse crescimento resulta na sobrecarga de serviços como mobilidade urbana; produção de lixo; consumo de água; aumento no número de veículos e ônibus circulando, dentre outros. Segundo ela, um trabalho em parceria com outras secretarias será realizado, para que os setores demandados se complementem. “A gente trabalha com um único foco, que é promover toda a costa do nosso município”, afirmou.
Cristiane disse ainda que questões jurídicas estão sendo ajustadas para que um decreto que normatiza a entrada dos ônibus em praias entre em vigor. A norma é para que coletivos com turistas sejam proibidos de entrar nas localidades, tendo um ponto fixo para deixar e pegar os visitantes, atenuando assim o fluxo nesses locais.