O secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan, explicou em entrevista ao Bahia No Ar que os munícipes não deixarão de ter acessos às especialidades ofertadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) quando estas forem convertidas em Unidades de Saúde da Família (USFs).

“As UBSs serão transformadas em USFs, mas a gente vai trabalhar na lógica da clínica ampliada. A estratégia da Saúde da Família vai contar com esses profissionais. O que mudou é que nós agregamos valor à equipe que vai acompanhar os nossos usuários”, ele disse, ressaltando que camaçarienses continuarão tendo acompanhamento com ginecologista, pediatra e outros.

Segundo Elias Natan, a principal diferença em relação ao modelo atual é que o médico da Família acompanha mais de perto as questões dos pacientes e não só de maneira pontual, estabelecendo vínculos e acessando sua vida pregressa através do prontuário eletrônico. A estratégia também inclui visitas de agente comunitário na residência.

“Na estratégia de Saúde da Família, a ação da Secretaria é mais ativa, então a gente vai continuar com ginecologista e pediatra, mas esses especialistas e usuários serão encaminhados. Na realidade, houve um acréscimo do serviço de saúde”, o titular da pasta responsável concluiu.

1 1 voto
Article Rating