O governador Rui Costa (PT) nomeou nesta terça-feira, 09, o filho do senador Otto Alencar, Otto Alencar Filho, para presidir a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).
A indicação para o cargo faz parte da cota do PSD e já havia sido preconizada pelo deputado estadual Alan Sanches a um veículo de comunicação da capital baiana.
Além de Otto Filho, o governador definiu ainda a nomeação de José Lúcio Lima Machado para a presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), ligado ao grupo político do ex-ministro César Borges e indicado por ele, à época no PR, para ser superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Bahia e para presidir a Valec Engenharia Construções e Ferrovias.
Tradicional reduto petista e vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Conder foi responsável por convênios investigados pelo Ministério Público do Estado no caso do Instituto Brasil. No caso da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), o escolhido, Samuel Pereira Araújo, atuava como diretor de Relacionamento e Atendimento do órgão desde 2008.