Neste sábado (7/11), sem as tradicionais celebrações, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), completa 59 anos de emeancipação.

Nas redes sociais, o gestor municipal, Diógentes Toletino (Dinha), destacou: “A nossa cidade completa 59 anos. Nesta data especial, agradeço a Deus e ao povo de Simões Filho por ter me dado a oportunidade de fazer parte dessa história como gestor”.

Na sequência, o prefeito e também candidato à reeleição, acrescentou: “Com trabalho sério, resgatamos a confiança e devolvemos a dignidade a nossa gente. Fizemos muito, mas vamos seguir em frente para fazer muito mais. Parabéns, Simões Filho!”.

Curiosidades

O município de Simões Filho, antigo distrito de Água Comprida, é marcado pela herança colonialista portuguesa e se inicia com o cultivo de cana-de-açúcar que perdurou entre os séculos XVI e XVII.

A emancipação do distrito de Água Comprida foir marcada por meio de esforços de um grupo de moradores que, por volta de 1960, reuniam-se, liderados pelo Sr. Walter José Tolentino Álvares, para tratar dos problemas comunitários.

Inicialmente pertencente à capital baiana, Salvador, o distrito foi emancipado no dia 07 de novembro de 1961, através da Lei Estadual nº 1538, passando assim a ser denominado de Simões Filho, em homenagem ao jornalista Ernesto Simões Filho que havia exercido os mandatos de deputado Estadual e Federal, Ministro da aviação e da Educação, além de ter sido candidato a governador da Bahia e Senador da República.

0 0 votos
Article Rating