O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem para o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição. É o que aponta a pesquisa BTG/FSB divulgada nesta segunda-feira (30). Lula está com 46% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 32%, no cenário principal com 11 pré-candidatos. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição, com 9%.
A senadora Simone Tebet (MDB) ficou com 2%, enquanto o deputado federal André Janones (Avante) teve 1%. Leonardo Péricles (UP), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), a sindicalista Vera Lucia (PSTU),José Maria Eymael (DC) e o cientista político Felipe D’Avila (Novo) foram citados, mas, por arredondamento, não chegaram a 1%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, os oito candidatos estão tecnicamente empatados. Brancos e nulos foram 2%, enquanto 5% disseram que não votariam em nenhum candidato. Não sabem ou não responderam 1%.
A pesquisa mostra que existe possibilidade de vitória de Lula ainda no 1º turno. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o petista varia entre 44% e 48%, enquanto a soma dos adversários do ex-presidente varia de 42% a 46%. Em abril, Lula tinha 41% das intenções de voto. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 29 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi feita pelo Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de protocolo BR-03196/2022.
Dale LULA vamos tirar. Esses ladrões do poder
LULA JÁ