O empreendedor Joilton Barreto, de 52 anos, mora em Camaçari há mais de 30 anos e já trabalhou em várias empresas na cidade. Em 2010 se formalizou como MEI (Microempreendedor Individual), e passou a vender mingau, mungunzá, salada de frutas, dentre outros alimentos. Histórias como esta foram apresentadas no Café Empreendedor, evento de lançamento da Semana Global do Empreendedor, realizado hoje (29/10) na Casa do Trabalho, com o prefeito Ademar Delgado.
Essa é a sétima edição do evento que acontece simultaneamente em 150 países. Ano passado mais de 50 mil pessoas participaram do evento de Camaçari. Deste café da manhã participaram 13 microempreendedores do Município, nos segmentos de alimentação, arte e artesanato.
O prefeito Ademar Delgado ponderou sobre o sucesso do café que aponta o que vai ser a semana. “Aqui percebemos o elo perfeito das grandes empresas que patrocinam o evento e os microempreendedores que fizeram o café. O que é um trabalho da gestão, possibilitar o diálogo entre o grande e o pequeno empreendedor. Esse é o objetivo principal da feira do empreendedor, é mostrar as oportunidades de Camaçari”, completou.
Este ano a Semana Global do Empreendedorismo teve uma grande modificação e pela primeira vez vai ser unificado ao Polo de Cidadania, em parceria com o Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari).
O evento acontece entre os dias 17 e 23 de novembro, na Cidade do Saber e na praça da Simpatia, com cerca de 250 expositores (incluindo economia solidária e artesãos). Na programação ainda está prevista uma palestra do Ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos. A estimativa é que cerca de 70 mil pessoas participem do evento.
O microempreendedor Joilton Barreto além de ter sua história contada para os presentes, participou do Café. Trabalha em frente a Cidade do Saber e foi convidado a participar do café da manhã por uma cliente. Ele pretende participar pela primeira vez da Semana Global do Empreendedorismo. “Acho importante participar porque vejo uma possibilidade de expandir o negócio. Meu produto vai ficar mais conhecido e mais valorizado”, completou o empreendedor que trouxe um dos produtos mais cotados do café, o pastel vegetariano.
A artesã Marli Santos Aragão, de 44 anos, trabalha com emborrachados, MDF e biscuit e participará pela terceira vez da Semana Global do Empreendedor. Acha a semana interessante porque tem bastantes visitantes e espera vender muito. “Vou participar mais esse ano porque todo ano é bom. Além de vender, divulgamos nosso trabalho”, finalizou afirmando que aumenta o número de vendas na época.
A coordenadora da Unidade Regional Metropolitana do Sebrae, Madalena Seixas, disse estar muito feliz com a participação do Sebrae. “Estaremos mais fortes ainda este ano, com grande stand, cursos e oficinas”, finalizou a representante do Superintendente do Sebrae, Edvaldo Passos.
No final, ainda foi entregue troféu de homenagem da Semana Global do ano passado e camisa exclusiva ao prefeito. O evento é realizado pelo Grupo de Trabalho da Semana Global do Empreendedorismo, pela Prefeitura de Camaçari, através da Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico), pela Acec (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari), CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) Camaçari, Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia), Cofic e Polo Industrial de Camaçari.
Assinatura
No evento ainda foi assinado o contrato de financiamento que vai possibilitar a modernização do processo tributário da Prefeitura. A assinatura aconteceu com o gerente-geral da agência da Caixa Camaçari, Marcelo Menezes Pereira. O contrato é do PMAT (Programa de Modernização da Arrecadação Tributária), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Presenças
Estavam presentes a vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira, os secretários do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, da Administração, Lezineide Andrade, de Educação, Luiz Valter de Lima, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando, da Cultura, Vital Vasconcelos, de Ordem Pública e Sustentabilidade, Francisco Franco, o superintendente do Trânsito e Transportes, Claudécio Taroba, o diretor-supertintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Ademar Lopes e o ouvidor Temístocles Mattos.
Marcaram presença o presidente da Acec, Jamilton Pereira, o presidente da CDL Pedro Failla, o deputado Federal eleito Luiz Caetano (PT), o deputado Estadual Bira Côroa (PT), a deputada Estadual Luiza Maia (PT) e os vereadores Patricia Oliveira (PT) e Gilvan Souza (PT).