Após a família de um homem de 55 anos, que estava internado no Hospital Municipal de Simões Filho, alegar que o paciente veio a óbito após a lâmina de um bisturi cair dentro da barriga durante um procedimento cirúrgico, a diretoria da unidade falou sobre o assunto.

Em contato com o portal Bahia no Ar, a direção informou que, José Carlos de Almeida- que faleceu nesta segunda-feira, 29, estava internado há 15 dias no hospital com um quadro avançado de cirrose e esperava uma vaga na regulação para ser transferido para uma unidade médica especializada. Além do problema citado, o paciente também era cardiopata, hipertenso e diabético.

Sobre o acidente com a lâmina do bisturi, a direção do hospital confirmou o fato. O paciente foi submetido a uma Paracentese – procedimento médico que envolve a punção de fluido de uma cavidade do corpo através de uma agulha. Durante o processo, a lâmina que segundo a direção, era semelhante ao tamanho de uma agulha, caiu na barriga do paciente, porém, não teria interferido no estado do mesmo. Ainda segundo a direção, o ocorrido foi informado à família do paciente e o médico envolvido no fato foi afastado.

Ainda segundo o hospital, a lâmina não foi retirada porque a equipe médica estava focada em tratar do problema inicial do paciente, que era prioridade.

Por conta da polêmica gerada em decorrência do acidente, o hospital não emitiu o óbito do paciente e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) Nina Rodrigues que vai dizer as causas da morte.

Redação Bahia no Ar