O site do Ministério da Saúde e o aplicativo ConecteSUS saíram do ar na madrugada desta sexta-feira (10), após um suposto ataque hacker. Com isso os usuários não estão conseguindo acessar o comprovante de vacinação.

Ao acessarem o portal, usuários se depararam com uma mensagem informando que os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. Dizia ainda que “50 TB de dados está (sic) em nossas mãos”. A autoria foi assumida pelo LAPSUS$ Group.

No recado, os invasores afirmaram que o site sofreu um “ransonware”. Trata-se de um vírus que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra uma quantia pelo resgate. Normalmente, os criminosos pedem o uso de criptomoedas para dificultar o rastreamento.

No início desta manhã, a mensagem desapareceu dos sites. O acesso aos portais permanecia indisponível.

Até o momento, o Ministério da Saúde não se pronunciou sobre o ocorrido.

Na Bahia, a partir desta sexta, o passaporte da vacina é exigido para o acesso a órgãos, entidades e unidades administrativas do Governo do Estado. A exigência também se aplica aos parques públicos estaduais, zoológicos e escolas da rede estadual de ensino em todo o território baiano. As empresas que fazem parte da administração pública indireta deverão instituir normas internas compatíveis com a nova orientação estabelecida pelo Poder Executivo.

0 0 votos
Article Rating