No início da noite desta sexta-feira, 2, o grupo que administra a intervenção no Bahia ganhou mais uma batalha judicial contra o presidente afastado, Marcelo Guimarães Filho. Uma medida cautelar solicitada pela defesa de Guimarães Filho foi indeferida pelo ministro Marco Aurélio Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça. De acordo com o despacho do magistrado, a intervenção no clube continua.

A defesa de MGF havia entrado com o pedido de medida cautelar, alegando que o Bahia estaria vivendo um "perigo iminente" graças à intervenção. Carlos Rátis, interventor do clube, informou à Justiça que o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o "Kakay", que defende o presidente afastado, não representa o Bahia, e informou que os advogados do clube são Marcelo Mendes e Antonio Rodrigo Machado – este último é o mesmo que denunciou Marcelo Guimarães Filho na Procuradoria-Geral da República, no primeiro semestre.

Com isso, a Justiça respaldou decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, que na figura da desembargadora Lisbete Maria Almeida Santos, havia dado prosseguimento à intervenção. No dia 12 de julho, ela havia declarado, no despacho publicado no site do Tribunal de Justiça da Bahia, que não vislumbrava elementos convincentes a autorizar a suspensão da medida, sobretudo porque as matérias que se pretende discutir em razão da decisão, diziam respeito ao próprio mérito do agravo.

Através do Twitter, os advogados nomeados pelo grupo interventor, comemoraram a decisão do STJ. "Ganhamos a primeira batalha no STJ! MGF continua fora do Bahia. A justiça? Continua lá dentro! MC 21400 EXTINTA!", disse Antonio Rodrigo Machado. Marcelo Mendes, por sua vez, foi mais contundente. "O Ministro aceitou nossa tese! Cumpra sua missão e democratize o Bahia! Parabéns a todos os tricolores históricos que sempre defenderam a democratização do Bahia. Muitos perseguidos, alguns com a vida pessoal destruída", atacou.

Desde que a intervenção começou no Bahia, no início do mês de julho, as questões judiciais fora de campo não tem atrapalhado o time dentro das quatro linhas. A equipe do técnico Cristóvão Borges está invicta há cinco jogos e ocupa a terceira posição no Campeonato Brasileiro.