Nos últimos dias, circulas nos grupos de WhatsApp de Camaçari a informação de que crianças teriam sido vítimas de sequestro na região da Lama Preta, ao sair da escola onde estudam. A suposta notícia, obviamente, assustou pais e responsáveis da cidade, mas foi constatado que tudo não passa de mentira.
Na mensagem divulgada em massa, é dito que a Escola Passos para o Futuro “acabou de mandar um comunicado para os pais, [informando que] na saída que tentaram tirar uma criança da mãe”. Por conta disso, a instituição se pronunciou oficialmente nesta quinta-feira (1º), desmentindo a fake news que originou toda confusão.
“O comunicado que está circulando de forma MENTIROSA e DESTORCIDA NÃO PROCEDE! Nenhum de nossos alunos sofreu qualquer tipo de ataque em frente à escola. Comunicamos internamente aos pais e responsáveis sobre o cuidado redobrado ao deixar que seus filhos façam o trajeto do “meio” do caminho sozinhos para a escola”, informa a escola, em publicação no Instagram.
Ainda na nota, a Passos para o Futuro ressalta que fez somente uma recomendação aos responsáveis para ter maior cuidado com os alunos, após um dos pais dizer soube que houve uma tentativa de sequestro nas proximidades onde mora, mas sem nenhuma comprovação.
Procurada pelo Bahia no Ar, a Polícia Civil negou que exista casos de sequestro de criança (e tentativas do crime) registrados no município, conforme apuração da 18ª Delegacia Territorial (DT).
Vale ressaltar que propagar informações e notícias falsas é considerado crime para a legislação brasileira, principalmente ao causar instabilidade social e medo à população, como foi o caso ocorrido em Camaçari.