O terremoto que abalou a Turquia e a Síria na última segunda-feira (06) já deixou mais de 20 pessoas mortas, de acordo com a contagem realizada nesta quinta-feira (9). O número supera as mais de 17.000 pessoas de 1999, quando um terremoto com força similar atingiu o noroeste da Turquia.
Milhares de pessoas estão desabrigadas nos dois países, que estão em pleno inverno e muitas acampam em abrigos improvisados em estacionamentos de supermercados, mesquitas, beira da estrada ou entre as ruínas.Cerca de 40% dos prédios da cidade turca de Kahramanmaras, epicentro do tremor, estão danificados.
Na noite desta quinta-feira (9), a ajuda humanitária brasileira chegou a Ancara, na Turquia, e logo depois, o grupo seguiu para Adana, na fronteira com a Síria, região do epicentro do terremoto. A equipe de 42 pessoas e 4 cães farejadores embarcou em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB)rumo ao país do Oriente Médio. A equipe é composta por 34 bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Os demais são médicos e agentes de defesa civil.
Também foram enviadas 6 toneladas de equipamentos para ajudar nas operações de resgate e 3 “kits calamidade” cada um com 250 kg de medicamentos e itens emergenciais, cedidos pelo Ministério da Saúde.