Um teste que detecta a infecção causada pelo novo coronavírus (Covid-19), em cerca de sete minutos, acaba de chegar ao Brasil. O produto é produzido pela empresa Orbitae, de diagnósticos humanos e forenses, por meio do Instant View Plus Covid-19 Ag View Alfa Test, da americana Alfa Scientific.

De acordo com a empresa, o teste possibilita a identificação do vírus no momento inicial da doença, o que siginifica dizer que, em três dias após a manifestação dos primeiros sintomas da doença ou a partir do terceiro dia de contato com pessoas infectadas, o diagnóstico pode ser confirmado ou não.

O diretor da Orbitae, Rodrigo Silveira, afirmou que o teste apresenta uma taxa de sensibilidade e especificidade acima dos 92%. 

No entanto, a empresa salienta que o exame deve ser realizado por um profissional da saúde, através da coleta de amostras de secreção do nariz do paciente, com o auxílio de um swab (cotonete especial), a partir do terceiro dia de sintomas ou do terceiro dia de contato com pessoas que já tenham sido diagnosticadas com a infecção.

Foto: Reprodução

Após a coletagem, o material é depositado em um tampão (uma espécie de extrator), responsável por separar o conteúdo, e em seguida ele é adicionado no dispositivo de testagem. 

Outras informações

Esse não é o primeiro teste para identificar o novo coronavírus comercializado pela Orbitae. O ‘Covid-19 Instant View’, também é produzido pela Alfa Scientific, já é uma realidade há certos meses. Ele identifica a presença de anticorpos no organismo, ou seja, se a pessoa já teve contato com o patógeno da doença, mesmo que não esteja com sintomas ou contaminada no momento do exame.

No ‘Instant View’, a testagem é feita por meio da coleta de sangue, picada no dedo ou punção venosa, que é misturado com um reagente que consegue fazer a detecção dos anticorpos.

5 1 voto
Article Rating