Em um movimento surpreendente, Tonha Magalhães (Avante), ex-prefeita de Candeias por duas vezes, anunciou nesta segunda-feira (5) que abrirá mão de sua pré-candidatura à prefeitura e apoiará sua adversária histórica, Marivalda (PT), sendo vice da chapa para as próximas eleições.

Tonha, ‘pupila’ de ACM e aliada de longa data de seu neto (UB), fez o anúncio durante a convenção do partido. Até domingo (5), a política era considerada uma forte pré-candidata, mas decidiu retirar sua candidatura em favor da atual vice-prefeita do município.

A petista rompeu em 2022 com o prefeito Doutor Pitágoras (PP), após alegar que houve traição na escolha de sucessor. O político acabou escolhendo o então secretário do governo, Eriton Ramos, como seu candidato ao pleito, o que gerou uma crise na chapa.

Agora é a candidata oficial do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que aposta todas as ‘cartas’ para a sua vitória, principalmente tratando com uma trajetória política significativa, já exercido as funções de vereadora e secretária no município.

A aliança entre Tonha Magalhães e Marivalda representa uma virada dramática na política local, dado o histórico de rivalidade entre as duas. Tonha, que sempre foi adversária do PT no município, agora se junta ao grupo, fortalecendo a candidatura da então opositora.

A decisão da ex-prefeita também levanta questões sobre o futuro político de seu filho, Júnior Magalhães, que atualmente é secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza na gestão de Bruno Reis (UB). A mudança de lado, feito por sua mãe, pode ocasionar para Júnior prejuízos políticos severos na capital baiana, reduto do grupo carlista.

0 0 votos
Article Rating