O governo estadual decidiu suspender o toque de recolher em toda a Bahia. Conforme decreto publicado nesta sexta-feira (6), a restrição de locomoção noturna deixa de valer, mas festas e shows continuam proibidos, independente do número de pessoas que participem.

A flexibilização das medidas contra a Covid-19 segue a recente redução dos números da doença no estado. A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a adultos, por exemplo, caiu para 48%, após longos meses beirando a extinção das vagas para novos pacientes.   

Com as novas determinações do poder público, ficam permitidos, até 17 de agosto, os eventos e atividades com a participação de até 300 pessoas. Estes são cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins.

Vale destacar que os municípios integrantes de Região de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID se mantenha, por cinco dias consecutivos, superior a 60%, o limite máximo nos eventos é de 100 pessoas.

Espaços culturais, como cinemas e teatros, também devem funcionar obedecendo a limitação de 50% da capacidade do local. Quanto aos estabelecimentos comerciais, de serviços e financeiro, terão lotação definida pelas prefeituras de cada cidade.

O novo decreto mantém as orientações em relação às aulas semipresenciais. As atividades letivas estão autorizadas nos municípios integrantes de Região de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%, obedecendo a ocupação de 50% da capacidade das salas de aula.

0 0 votos
Article Rating