Depois da rapper norte-americana Cardi B dançar um remix do DJ de funk Pedro Sampaio no palco do Grammy, maior premiação da indústria musical mundial, o produtor Rick Bonadio teceu críticas em suas redes sociais acerca do estilo musical brasileiro. “Precisamos exportar música boa”, ele disse, resultando em grande discussão na web, incluindo uma troca de farpas com a cantora Anitta, conhecida internacionalmente por suas músicas de funk.

“Já exportamos Bossa Nova, já exportamos Samba Rock, Jobim, Ben Jor. Até Roberto Carlos. Mas o barulho que fazem por causa de 15 segundos de funk na apresentação da Cardi B me deixa com vergonha”, Rick escreveu.

Ele, que já produziu o grupo Rouge, conhecido por versos como “Aserehe ra de re”, e Mamonas Assassinas, famoso por hits como “Pelados em Santos”, criticou as letras cantadas pelos funkeiros brasileiros, afirmando que eles precisavam evoluir. Para Rick Bonadio, o funk consiste em músicas com batidas semelhantes além das mesmas letras de “putaria” e isto não deveria representar o Brasil.

“Mesma batida? Você deve ter parado de pesquisar desde seu último álbum de sucesso”, Anitta o rebateu. Ela ainda o desafiou a exportar um ritmo musical, que ele julgasse estar à sua altura, para o mundo.

“Nem faz sentido essa conversa, Anitta. Cada um na sua. Meu papel é criticar e forçar a evolução. Faço isso todos os dias dentro do estúdio a mais de 30 anos e sempre para o lado positivo”, o produtor musical respondeu. Anitta, por sua vez, voltou a comentar o episódio: “Graças a Deus eu não preciso mais de absolutamente nada de pessoas que tem esse tipo de pensamento… mas sei que quem está começando precisa, então não posso ficar calada”, escreveu.

Outros famosos também reagiram negativamente às críticas de Rick Bonadio, a exemplo de Luísa Sonza, Clarice Falcão, Valesca Popozuda, e Jão.

Funk carioca no Grammy

A rapper Cardi B vem mostrando seu apreço pela música brasileira desde que teve o primeiro contato com “Onda Diferente”, parceria de Anitta, Ludmilla e Snoop Dogg. Desde então, já gravou vídeos ouvindo outros artistas, como Kevin O Chris e a dupla Zezé de Camargo e Luciano. A cantora inclusive gravou parceria musical com Anitta e foi a estúdio com Ludmilla.

Em 2020, Cardi lançou a música “Wap”, que ganhou remix com batida de funk do DJ Pedro Sampaio. Durante sua apresentação no Grammy, na noite de domingo (14), Card incluiu um trecho da versão brasileira, gerando comoção nos fãs brasileiros e o descontentamento de Rick Bonadio diante da reação.

0 0 votos
Article Rating