O presidente americano, Donald Trump, cometeu uma gafe ao discursar a simpatizantes na Flórida neste sábado (18), ao se referir a um incidente terrorista na Suécia, país escandinavo. O problema é que o ataque referido por Trump nunca existiu.
Em um ato público no estilo de campanha, Trump mencionou uma lista de lugares que foram alvos de ataques terroristas.
“Vejam o que está acontecendo na Alemanha, o que aconteceu ontem à noite na Suécia. A Suécia, quem iria acreditar? Suécia. Eles receberam muitos. Estão tendo muitos problemas que jamais imaginaram”, afirmou no discurso, no qual defendeu seu decreto para impedir a entrada de refugiados e cidadãos de sete países muçulmanos, que foi suspenso pela justiça.
Ele também mencionou Bruxelas, Nice e Paris, cidades que foram vítimas de ataques terroristas.
Um porta-voz de Trump não respondeu imediatamente a um pedido da AFP neste domingo para obter esclarecimentos sobre os comentários do presidente.
No Twitter, a plataforma de comunicação preferida de Trump, os usuários faziam piadas com as hashtags #lastnightinSweden (#ontemànoitenaSuécia) e #SwedenIncident (#IncidentenaSuécia).
O ex-primeiro-ministro sueco Carl Bildt perguntou: “Ataque terrorista? O que você fumou? Muitas perguntas”.
Já Gunnar Hökmark, um membro sueco do Parlamento Europeu, retuitou uma mensagem: “#ontemànoitenaSuécia meu filho derrubou seu cachorro-quente na fogueira. Que triste!”.
Hökmark acrescentou seu próprio comentário: “Como ele poderia saber?.