Após muita especulação sobre sua situação com a Justiça Eleitoral, o ex-prefeito de Camaçari, José Tude (PTN) afirmou na manhã desta terça-feira, 03, que será candidato a deputado estadual nas eleições que acontecerão no mês de outubro.
Durante entrevista ao radialista Roque Santos, na Rádio Sucesso FM (93,1), Tude garantiu que está apto e destacou que está filiado ao Partido Trabalhista Nacional (PTN) desde maio do ano passado. O ex-prefeito justificou a informação equivocada sobre a sua não-filiação, a mudança do sistema informatizado que registra os dados dos filiados aos partidos e apresentou documentos que provam sua situação com a Justiça Eleitoral assim como seu registro no partido.
Quando questionado se levaria a frente à candidatura a deputado, diferente do que fez nas duas últimas eleições quando esteve na condição de pré-candidato, mas, desistiu de concorrer ao pleito no último momento, Tude reforçou a estabilidade de sua campanha e explicou que não levou a candidatura adiante no ano de 2008 pois havia perdido nas eleições de 2006 e estava consciente que não ganharia novamente. Sobre o pleito de 2012, Tude revelou que desistiu da campanha, pois segundo ele o partido havia se vendido para a situação.
Quando o nome do vereador e pré-candidato também a deputado estadual Elinaldo (DEM) surgiu na pauta da entrevista. Tude afirmou que não tem desavenças com o democrata e ressaltou que nas eleições de 2016, se o nome de Elinaldo estiver mais forte do que o dele para concorrer ao cargo de gestor do município, ele dará total apoio. “Darei apoio aquele que estiver melhor do que eu. Meu problema não é com Elinaldo não é com Helder, meu problema é com o PT. Não estou de jeito nenhum querendo criar problema para Elinaldo”, afirmou.
Tude ressaltou ainda que o foco é “resgatar” Camaçari do poder do Partido dos Trabalhadores (PT) e classificou o também ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT) como seu eterno adversário político. “Agora é Tude e o povo contra o resto. Vamos tirar Camaçari do vermelho e vamos retomar a prefeitura de Camaçari em 2016”, disse. Além de enfatizar seu objetivo o ex-prefeito acredita que terá na cidade mais votos que o ex-prefeito Caetano.
Sobre o suposto apoio do PTN a Lídice da Mata, na candidatura ao governo do Estado. Tude explicou que sempre no período eleitoral, os partidos se reúnem em convenções para analisar as propostas e assim firmar as alianças, no caso do PSB isso não aconteceu. O ex-prefeito garantiu que o PTN apoiará a campanha de Paulo Souto (DEM). Tude enfatizou que o apoio a Souto é algo definido e definitivo.
Por Maíra Lima