Pelo menos 32 pessoas morreram, e cerca de 190 ficaram feridas, em um tumulto registrado nesta terça-feira (7) em Kerman, ao sudeste do Irã, durante o funeral do general Qassem Soleimani. A informação foi confirmada à TV estatal do país pelo chefe do Serviço Nacional de Urgências iraniano, Pir Hossein Koulivand.

“Infelizmente e devido à extraordinária multidão que se concentrou, 32 dos nossos compatriotas perderam a vida”, em meio ao gigantesco cortejo fúnebre que avança em homenagem ao general, declarou o chefe do Serviço Nacional de Urgências iraniano, Pir Hossein Koulivand, à emissora estatal.

O centro de Kerman, cidade natal do oficial — que será enterrado à tarde —, foi invadido por uma maré humana semelhante à que varreu no domingo (5) e na segunda-feira (6) Teerã e outras cidades por onde os caixões do general e de seus companheiros de armas passaram.

Chefe da Força Al-Quds, uma unidade de elite encarregada das operações externas da Guarda Revolucionária, Soleimani era o arquiteto da estratégia do Irã no Oriente Médio. Ele foi morto em um ataque de drone americano em frente ao aeroporto de Bagdá, no Iraque, na última sexta-feira (3).

0 0 votos
Article Rating