A empresa petroquímica Unigel informou que está sendo previsto uma demissão em massa de funcionários em suas unidades nas cidades de Camaçari e Laranjeiras (SE). O fato foi divulgado pelo portal BP Money, especializado em economia e finanças.
Em nota, a empresa alega que cerca de 50% do quadro de trabalhadores da Bahia e 70% de Sergipe serão cortados, como uma forma de contenção de custos. A Unigel negou à imprensa que estaria realizando o pedido de recuperação judicial, por conta dos prejuízos contabilizados nos últimos anos. No entanto, através deste ato, parece que a situação não está controlada.
Nas redes sociais, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica, Farmacêutica da Bahia (Sindiquímica), que representa a categoria, disse em nota que solicitou com urgência uma reunião com a Unigel neste sábado, para que a previsão de demissão em massa seja discutida, com o objetivo de preservar estes empregos.
“É inadmissível que mais uma vez os trabalhadores sejam pegos de sobressalto com o risco de perderem seus postos de trabalho e a renda com a qual sustentam suas famílias. […] Desde o ano passado, a Unigel vem adotando posturas que causam apreensão entre os trabalhadores. Primeiro anunciou aviso prévio para todos, depois suspendeu o aviso prévio e agora esse anúncio de demissão em massa sem nenhum diálogo anterior com os prejudicados“, afirma o sindicato.
Até agora, não houve atualizações sobre a realização deste encontro e, consequentemente, como ficará em relação ao cenário tenso entre o quadro de funcionários da Unigel, que aguardam algum posicionamento positivo sobre a manutenção dos postos de trabalho.
Fazueli Bahia.!!! Depois aguenta.
Esse sindiquimica é um sindicato mafioso. Apoia Lula e depois fica dizendo que é inadmissível essas demissões. Rebanho de hipócritas.
Raimundo antes de fazer um comentário o ideal é estar embasado em todos os assuntos para depois fazer um comentário com coerência pois o governo nem o sindicato é dono da Unigel e se não fosse o sindicato o ano passado já teria demissão em massa eu acho que tu deve ser patrão de alguma coisa e não consegue ver a luta para se manter os postos de trabalho,o Bolsonaro que pode dizer com propriedade pois tirou vários direitos inclusive os teus e tu ainda faz um comentário desses.