A Unigel Agro, que ocupa a planta da antiga Fafen, encerrou as atividades em Camaçari após completar 2 anos de operação. A empresa Proquigel alega que ‘vem operando a unidade da Unigel na Bahia de forma deficitária desde o final de 2022, em razão do alto custo do gás natural fornecido pela Petrobras, que torna o preço final dos fertilizantes impraticável face aos preços praticados no mercado internacional’. 

Cerca de 384 trabalhadores diretos estão em aviso prévio, mas esse número na realidade é ainda maior quando colocado de forma indireta, atingindo outras pessoas da cadeia de consumo. Em entrevista ao Bahia no Ar, um dos dirigentes do Sindiquímica, Alfredo Júnior, afirmou que o sindicato já vinha buscando o diálogo com representantes da Petrobras, do governo da Bahia e do governo federal, cobrando o retorno das operações da fábrica e a garantia da manutenção das vagas de emprego.

“Mas, se você considerar a ‘cadeia’, esse impacto pode chegar a centenas, muito mais. Tanto no sentido de que esses trabalhadores também são consumidores da cidade e da região. Então imagine que são 380 pessoas que consomem no mercado, que pagam aluguel, enfim, que se ficarem desempregadas toda a economia acaba afetada. E, de forma indireta, toda a própria Unigel, além desses 380 funcionários, tem fornecedores, tem uma cadeia de prestadores de serviços que também acaba sendo afetada. Então, sim, acho que é uma pauta que interessa a toda cidade, todo estado, que pode afetar toda economia da região”, explicou Alfredo.

A solenidade de posse da planta aconteceu em 3 de novembro de 2021, com investimento de R$ 95 milhões e fabricação de amônia, ureia e dióxido de carbono, com capacidade de produção perto de 3,4 mil toneladas por dia.

 

 

5 1 voto
Article Rating