Após receber obras de melhoria e ampliação na estrutura física, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Machadinho foi entregue pela Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), aos moradores na última quinta-feira (28). Em uma homenagem póstuma, o equipamento foi batizado com o nome de Dr. Adailton José dos Santos, médico falecido em 2021, que atuou durante dez anos na localidade.
A intervenção na unidade visa oferecer uma melhor infraestrutura aos servidores e usuários do equipamento, onde foram realizadas obras de ampliação no consultório odontológico e no almoxarifado; instalação de uma nova sala para a Marcação Integrada; além de serviços de pintura, drenagem e benfeitorias na parte externa e de convivência.
A USF Dr. Adailton José dos Santos é composta por duas equipes, uma de saúde da família e outra de saúde bucal. Além disso, a unidade oferta serviços de atendimento médico, farmácia, Marcação Integrada, vacinação, preventivo ginecológico, curativos, dentre outros.
Para o gestor da Sesau, Elias Natan, as melhorias no equipamento são muito significativas para a comunidade. “Essa unidade precisava ser ampliada na sua estrutura física, e fizemos isso pensando sempre na perspectiva de prestar um atendimento cada vez melhor ao nosso usuário. Também, através de um pleito da comunidade, colocamos e eternizamos o nome do doutor Adailton, que trabalhou aqui de forma humanizada e comprometida com a população”, afirmou.
O filho do homenageado, Adailton José dos Santos Filho, disse que a família se sente lisonjeada com o carinho do povo de Camaçari dedicado ao seu pai. “Ele foi um homem digno e um médico exemplar. Eu e minha família estamos felizes e gratos pela homenagem. Saímos daqui mais alegres, e com a responsabilidade de honrar o legado deixado por ele”, disse, acompanhado da irmã e da mãe.
Muito querido pelos pacientes e colegas de trabalho, durante o ato de entrega da USF, o falecido médico recebeu uma linda homenagem prestada pelos servidores da unidade de saúde.
A entrega da USF Dr. Adailton José dos Santos contou, ainda, com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, o vereador Flávio Matos; e do subsecretário da Saúde, Luiz Duplat.