Os municípios baianos de Mutuípe e Vera Cruz anunciaram, na sexta-feira (8/1), que fizeram um acordo com o Instituto Butantan, em São Paulo, para garantir a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19).
No entanto, até o momento, pelo menos outros três municípios baianos também já revelaram que fecharam acordos com o Butantan: Salinas da Margarida (compra estimada em 10 mil doses); Itaberaba (30 mil doses); e Amargosa (mais de 12 mil doses).
No caso do governo federal, já foi confirmada a compra de 100 milhões de dose do imunizante.
Em Salvador, após o anúncio do governo federal, a prefeitura, que também havia formalizado o interesse pela compra de 103 mil doses da vacina, destacou que não vai mais investir recursos próprios para adquirir os imunizantes e que vai solicitar prioridade do governo federal para receber as respectivas doses das vacinas.
Cabe lembrar que, até o presente momento, ainda não há nenhuma vacina contra a Covid-19 oficialmente aprovada no Brasil.
Em entrevista ao G1, o diretor-geral do Instituto Butantan, Dimas Covas, enfatizou que o governo federal incorporou todas as doses da vacina chinesa, batizada de Coronavac, no plano nacional de imunização, e com cláusula de exclusividade.