O jogo entre o Vitória e o Colo Colo na Arena Fonte Nova, realizado no último sábado (25), foi marcado não apenas pela goleada de 4 a 1 pelo rubro-negro, mas pela confusão registrada entre torcedores e policiais antes da partida.
Inicialmente, membros da Torcida Uniformizada Imbatíveis (TUI) foram presos em Periperi, por vandalismo e agressão. No total, 105 pessoas foram capturadas, sendo 15 menores, que estavam indo para o estádio e, no caminho, causaram o problema, subindo no teto de ônibus, quebrando vidros e ameaçando pessoas.
Com eles, foram apreendidos cinco soqueiras, seis latas de tinta spray, um canivete, uma tesoura, quatro cigarros e uma porção de maconha e uma pedra de crack.
Já em Brotas, houve registro de uma nova depredação, dessa vez em bares da região, que também foram alvos de torcedores da organizada do clube. A ação violenta deixou muita gente amedrontada e com receio do que poderia ocorrer pós-jogo.
Por outro lado, em frente à arena, guarnições da Polícia Militar quiseram dar uma resposta ao que a TUI estava fazendo em pontos da cidade, agindo com mais rigidez e certa truculência, o que causou revolta nos torcedores. Há quem diga que vários deles foram agredidos sem nenhum motivo, incluindo até com crianças de colo.
A situação foi tão delicada que o Vitória emitiu uma nota de repúdio depois da partida, solicitando respostas da corporação. “Informamos que as imagens registradas serão encaminhadas para o Comando da Polícia Militar do Estado da Bahia para que se apure eventuais excessos. O Vitória não compactua com essas atitudes e jamais se calará diante de situações como esta. Exigimos respeito à nossa torcida, que é um exemplo de comportamento em todos os campos do Brasil“, diz trecho do comunicado.
A partida entre o rubro-negro e o Colo Colo, válido pelo Campeonato Baiano, ocorreu na Fonte Nova por conta da decisão do time de Ilhéus, que era o mandante.