O Patriota expulsou o vereador Sandro Fantinel do partido após declarações xenofóbicas contra os baianos dentro da Câmara Municipal.
Sandro atua em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (28), ele usou a tribuna para atacar o povo nordestino minimizar o caso de trabalho análogo à escravidão registrado em uma cidade vizinha, Bento Gonçalves.
Mais de 200 pessoas, baianas em sua maioria, eram extorquidas, ameaçadas e torturadas enquanto trabalhavam em colheitas.
Nesta quarta-feira (1°), o Ministério Público da Bahia repudiou as declarações do edil. “Em um discurso ofensivo, discriminatório e atentatório à Constituição Federal, o parlamentar revelou, em um só tempo, descaso com a situação desumana na qual foram encontrados os trabalhadores do acampamento Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha; incompatibilidade com o importante cargo que exerce, do qual deveria se valer para defender a igualdade de direitos e combater as desigualdades sociais e regionais; e profundo desconhecimento da história e caráter do povo nordestino, do povo baiano, uma população honesta e trabalhadora, a qual o Ministério Público da Bahia tem a honrosa missão de defender”, diz a nota.