A vereadora Maria Marighella (PT), de Salvador, vai ser presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Atriz e gestora de políticas públicas para a cultura, ela aceitou o convite da ministra Margareth Menezes para ocupar o novo cargo.
Nesta terça-feira (3), a parlamentar utilizou as redes sociais para falar sobre seu papel na reconstrução do Ministério da Cultura no novo governo federal.
“Neste momento de retomada democrática do nosso país, recebi o convite para assumir a presidência da Funarte, com a tarefa irrefutável de retomarmos a construção da Política Nacional das Artes – interrompida pelo golpe de 2016 e conectarmos essas políticas ao Brasil do futuro que tanto sonhamos”, disse Maria.
“Assumo com muita honra a missão que me foi confiada pela Ministra Margareth Menezes – a quem celebro e agradeço. É uma grande responsabilidade ser a primeira mulher nordestina a ocupar esta Presidência. Refundaremos também a Funarte com a força da Cultura de todo Brasil. À reconstrução do MinC, à refundação do Brasil!”, concluiu.
Neste momento de retomada democrática do nosso país, recebi o convite para assumir a presidência da Fundação Nacional de Artes – Funarte, entidade vinculada ao Ministério da Cultura,+
— Maria Marighella (@mariamarighella) January 3, 2023
Maria Marighella já havia sido coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da própria Funarte, bem como diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).
A vereadora é ainda neta de Carlos Marighella, importante guerrilheiro que esteve entre os principais nomes da luta contra a ditadura militar brasileira.