A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, decidiu reabrir gradativamente o comércio a partir de 1º de junho. Por causa da pandemia do novo coronavírus, lojas e serviços não essenciais estão fechados desde 18 de março. A decisão ocorreu após reunião da prefeitura com empresários, na quarta-feira (27).
Até a manhã desta quinta-feira (28), Vitória da Conquista havia registrado mais de 100 casos confirmados da Covid-19. Na Bahia, são mais de 15 mil casos confirmados e o estado ultrapassou 530 óbitos.
“As atividades econômicas de Vitória da Conquista vão ser retomadas de forma gradual, organizada e coordenada, seguindo critérios de segurança máxima”, explica o secretário de administração do município, Kairan Rocha, que também enfatiza que a manutenção do funcionamento do comércio está vinculada diretamente ao monitoramento do crescimento dos casos de coronavírus no município.
“A reabertura avança ou retrocede de acordo a taxa de incidência/crescimento de novos casos de coronavírus e a taxa de Ocupação de UTI e/ou Leito Clínico. Caso haja aumento fora dos parâmetros de segurança, imediatamente a Prefeitura vai revogar a decisão e definir pelo fechamento do comércio não essencial mais uma vez”, concluiu.