Foto: Divulgação Ichiro Guerra.

A candidata à reeleição para a Presidência da República Dilma Rousseff (PT), votou na Escola Estadual Santos Dumont, em Porto Alegre – RS, por volta das 8h45. Antes de ir para a urna, Dilma cumprimentou os mesários de sua seção e posou para fotos segurando uma cuia de chimarrão, ao lado do governador do Rio Grande do Sul, e também candidato à reeleição, Tarso Genro (PT). Após a votação, a presidente seguiu, por volta das 9h30, de Porto Alegre para Brasília.

Em sua entrevista coletiva antes de depositar seu voto, a petista voltou a pedir que as pessoas compareçam às urnas, "porque é nesse exercício do voto que as pessoas podem externar suas opiniões, ter uma clara opção em relação ao caminho que querem no futuro".

Ainda de acordo Dilma, a campanha foi "extremamente diferente, cheia de momentos de mudança". "Nós tivemos, infelizmente, uma morte durante a campanha; ela sofreu reviravoltas, acho que houveram momentos em que o nível não foi muito alto. Mas eu não diria que ela inteiramente foi uma campanha em que prevaleceu o baixo nível, não diria isso. Acho que houveram momentos lamentáveis. Uso de formas de tratamento indevidas e, inclusive acredito, que isso foi rejeitado pela população. Não acho que a população endossou isso. Mas não diria que ela foi isto. Ela teve oportunidades para confrontar opiniões e se fazer o debate sadio que a democracia enseja", disse Dilma.