O Leão estreou com o pé direito na segunda fase do Baianão 2014 e aplicou uma goleada de 4 a 1 sobre o Serrano na tarde de domingo (9), no estádio Roberto Pereira, em Teixeira de Freitas. No primeiro tempo mais equilibrado, o Rubro-negro saiu na frente com Dinei, os donos da casa empataram com Jadilson e ainda na primeira etapa Juan fez deixar Vitória na frente. Na segunda etapa os visitantes foram melhores e Ayrton e Marquinhos completaram a goleada.

Com o resultado positivo, o Vitória divide a liderança do grupo 2 com o Vitória da Conquista que também goleou, despachando a Catuense por 5 a 0. Com a rodada ainda em andamento, Jacuipense e Galícia completam na terceira e quarta posição. Sem pontos, o Serrano começa com saldo negativo do grupo 3 e vai tentar se recuperar no próximo final de semana.

Na segunda rodada da primeira fase o Vitória jogará como mandante e recebe a Catuense para o duelo em Pituaçu. O jogo acontece na quinta-feira (13) a partir das 20h30. O Serrano terá mais tempo para se preparar e só volta a jogar no próximo sábado (15), também em Pituaçu, quando encara o Galícia a partir das 17h.

Bola rolando – A partida já começou movimentada no gramado do Roberto Pereira, com os dois times saindo para o jogo e arriscando as primeiras finalizações nos minutos iniciais. Com um posicionamento mais ofensivo e a marcação adiantada, os donos da casa conseguiam avançar e chegar até as proximidades da área rubro-negra com algum perigo. O primeiro chute a gol foi do mandante e saiu aos quatro minutos, quando Fábio Gama mandou com força de fora da área e assustou o goleiro do Vitória, que segurou em dois tempos.

Com um futebol mais envolvente e mais veloz que o rubro-negro, o Serrano seguiu mais ofensivo e criando as melhores chances do jogo. O time mongoió quase marcou aos 16 minutos. Fábio Gama recebeu o passe no lado direito da área, mandou o drible para cima de Mateus Salustiano, chutou forte, mas só acertou a rede pelo lado de fora. E enquanto atacava o Serrano ainda conseguia se manter firme na marcação e praticamente dominava o Leão até a metade do primeiro tempo.

Vendo a inferioridade do time, o técnico Ney Franco mudou o posicionamento de alguns jogadores e conseguiu colocar o Leão para jogar mais à frente, equilibrando a partida. Com mais atitude, o Rubro-negro surpreendeu e foi o primeiro a marcar. Aos 30 minutos Escudero mandou o lançamento na medida para Dinei, ele dominou, invadiu a área e chutou cruzado para vencer o goleiro Gil. O Serrano reagiu rápido e empatou com Jadilson dois minutos depois, com um belo gol. Jadilson encheu pé de fora da área, a bola acertou o travessão e em seguida foi parar na rede.

O jogo ficou aberto, esquentou nos minutos finais e o Vitória aproveitou para emplacar mais um. Juan foi quem marcou o segundo rubro-negro depois que Marquinhos cruzou, o goleiro Gil errou no corte, deixou a bola escapar na área e o lateral do Vitória chegou chutando para fazer o dele.

Na volta do intervalo as equipes não mostravam mais o mesmo entrosamento da primeira etapa e abusavam dos passes errados e dos chutes rifados, sem objetividade. Com menos ofensividade nos dois lados, tardou a aparecerem as jogadas de maior perigo na área. Depois de algumas oportunidades na bola parada, o Vitória conseguiu finalizar bem aos 19 minutos. Ayrton chegou enchendo o pé depois da sobra no bate rebate e Gil faz boa defesa para salvar.

Na segunda parte da etapa final o Rubro-negro conseguiu melhorar o passe, tocava com mais consciência e levou mais perigo para a área do rival. Aos 23', Juan tabelou com Marquinhos, recebe na pequena área, tirou de Gil na finalização e Michel salva em cima da linha. E foi na bola parada que o Leão conseguiu ampliar a vantagem. Ayrton mandou a bomba na cobrança de falta, a bola desviou na barreira e vence o goleiro Gil, aos 26 minutos.

Três minutos depois de fazer o terceiro gol, aproveitando o melhor momento, o Rubro-negro esticou ainda mais o placar. Marquinhos tentou o passe para Dinei, mandou o chute cruzado para a pequena área, Gil ainda se jogou para segurar, mas a bola acabou entrando. Os gols sofridos em poucos minutos tiraram ainda mais o poder ofensivo do Serrano nos minutos finais e a goleada se confirmou. As informações são do Correio.