A um dia do fim do prazo para enviar o pedido, já são mais de 4,4 milhões de entradas solicitadas – sem contar um milhão de ingressos que ainda estão nos carrinhos, em pedidos prontos para serem enviados – para a primeira fase do sorteio dos ingressos da primeira edição dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Todos os estados do Brasil aplicaram milhares de pedidos. Isso é uma demonstração de que todo o país está cheio de entusiasmo e vontade para participar dos Jogos Olímpicos. Todos os torcedores viverão, com certeza, uma experiência inesquecível”, afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016.

Os anfitriões da festa devem ser maioria nas arquibancadas dos Jogos Olímpicos: a maior parte das solicitações vem do Rio de Janeiro, e o top 5 é fechado por estados que vão receber as partidas do torneio de futebol: São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Amazonas.

Do Oiapoque ao Chuí, os pedidos vão de 20 reais (menor valor possível) a valores que ultrapassam os R$ 100 mil. Com a média de valor dos pedidos em R$ 3.809, 80% dos espectadores optaram pelo parcelamento sem juros do valor dos ingressos em até três (cartões VISA) ou cinco vezes (VISA emitido pelo banco Bradesco). É a primeira vez que esta facilidade na hora da compra está disponível para os torcedores dos Jogos Olímpicos – mas apenas para a fase de sorteios.

No país do futebol, o voleibol é a preferência nacional. O esporte mais procurado tem também o evento mais concorrido dos Jogos Olímpicos Rio 2016: é a final masculina do esporte, que será disputada no Maracanãzinho, com média de 220 pedidos efetuados para cada ingresso disponível.

Quem enviar o pedido de ingressos até esta quarta-feira (6) estará participando da primeira fase de sorteio dos ingressos, cujo resultado será divulgado em junho. A segunda fase terá início em julho, quando os torcedores poderão fazer outro pedido para participar de um novo sorteio – somente poderá participar da segunda etapa quem se cadastrar e concorrer na primeira. O resultado da segunda etapa sai em agosto; depois disso, os torcedores só poderão adquirir os ingressos que restarem da fase de sorteios.

Sessões mais concorridas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 pelo público brasileiro:

1) Final do vôlei masculino: 220 pedidos por ingresso

2) Final do basquete masculino: 218 pedidos por ingresso

3) Final do vôlei feminino: 179 pedidos por ingresso

4) Finais por aparelhos da Ginástica Artística: 100 pedidos por ingresso

5) Natação – sessão da final dos 50m livre masculino: 68 pedidos por ingresso

6) Tênis – sessão com as finais do simples masculino, das duplas femininas e das duplas mistas: 56 pedidos por ingresso

Classificação por estado pelo total de ingressos solicitados:

1) Rio de Janeiro

2) São Paulo

3) Minas Gerais

4) Distrito Federal

5) Amazonas

6) Paraná

7) Bahia

8) Rio Grande do Sul

9) Santa Catarina

10) Espírito Santo

11) Pernambuco

12) Goiás

13) Ceará

14) Rio Grande do Norte

15) Pará

16) Paraíba

17) Sergipe

18) Maranhão

19) Mato Grosso do Sul

20) Mato Grosso

21) Alagoas

22) Piauí

23) Rondônia

24) Tocantins

25) Roraima

26) Amapá

27) Acre

Classificação por esporte/evento pelo total de ingressos solicitados:

1) Voleibol

2) Futebol

3) Natação

4) Basquetebol

5) Atletismo

6) Ginástica artística

7) Cerimônia de abertura

8) Vôlei de praia

9) Tênis

10) Handebol

11) Judô

12) Ginástica rítmica

13) Cerimônia de encerramento

14) Nado sincronizado

15) Hipismo – Saltos

16) Saltos Ornamentais

17) Polo aquático

18) Rúgbi

19) Boxe

20) Tênis de mesa