Bahia e Vitória deram mostras suficientes que não tem condições de permanecerem na série A em 2015. Com elencos fracos e diretorias atrapalhadas, os clubes caminham lado a lado rumo ao rebaixamento no final do ano.

Ocupando as duas últimas posições no Campeonato Brasileiro, Bahia e Vitória terão que superar suas próprias metas para conseguir a permanência na série A, mas a missão da dupla não será nada fácil.

O Bahia terminou o primeiro turno com apenas 17 pontos, ocupando o 19º lugar da série A. Segundo os matemáticos o Tricolor tem 63,5% de chances de ser rebaixado. Para evitar a queda o Tricolor precisa vencer dez dos próximos 19 jogos, ou seja, somar mais 30 pontos para não depender de ninguém.

No primeiro turno do Brasileiro de 2013, o Bahia terminou na 14ª posição com 23 pontos. No returno o Tricolor somou mais 25 pontos, terminando a competição na 12ª posição com 48 pontos.

Já a situação do Vitória é mais desesperadora. Lanterna da série A com apenas 15 pontos, o Rubro-Negro precisa vencer 11 dos próximos 19 jogos para se manter na elite. A campanha de 2013 pode ser um espelho, mas a equipe precisa ter o mesmo empenho que foi apresentado na temporada passada, quando terminou na 5ª posição.

O Rubro-Negro terminou o 1º turno da série A de 2013 ocupando a 13ª posição com 23 pontos. Já no returno o Vitória somou 36 pontos, pontuação suficiente para escapar da queda em 2014, terminando a competição com 59 pontos.

A luta pela permanência de Bahia e Vitória começa nesta quarta. O Tricolor vai até o Mineirão encarar o líder Cruzeiro, já o Rubro-Negro recebe em casa o Internacional.