No início da tarde desta segunda-feira (12), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB) foram diplomados em cerimônia realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento aconteceu em Brasília e contou com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva; dos ex-presidentes José Sarney e Dilma Roussef, além de diversas autoridades políticas e convidados.
Emocionado, Lula afirmou que a diplomação não é apenas dele, mas sim de todos que lutaram para reconquistar a democracia. O petista agradeceu a Deus, ao povo brasileiro, a sua esposa Janja e aos companheiros de luta.
“Eu quero que vocês saibam que esse diploma não é um diploma do Lula presidente, é um diploma do povo brasileiro. Por isso, reafirmo meu compromisso de fazer do Brasil um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros, sobretudo os mais necessitados”, disse.
Durante o discurso, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes destacou que o ato é uma vitória da democracia brasileira. “Vitória do respeito ao Estado de Direito, da fiel observância à Constituição. A diplomação da chapa é o reconhecimento da lisura do pleito, da legitimidade política conferida soberanamente. A Justiça Eleitoral se preparou para garantir transparência e lisura das eleições”, afirmou.