O corregedor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Josevandro Andrade, foi cauteloso ao comentar a suposta compra de votos que teria ocorrido na cidade de São Sebastião do Passé, onde o candidato a prefeito Janser Mesquita (PMDB) teria tentando compra votos de um eleitor.
"É um vídeo muito comprometedor. Em tese, essa prática é considerada crime eleitoral. Mas, mesmo diante das cenas que acabei de ver, temos que ouvir a outra parte. Ouvir qual é a alegação dele", declarou Josevadro.
O corregedor-geral do TRE também afirmou que, caso seja comprovada a compra de votos, o candidato pode se tornar inelegível. Josevandro Andrade explicou que não existe um prazo determinado para o julgamento de questões eleitorais, mas que o curso judicial costuma ser muito rápido. "Geralmente, antes da posse as questões judiciais já estão definidas", disse.
Crimes Eleitorais
Abuso de poder econômico e compra de votos, segundo Josevandro Andrade, estão entre as denúncias mais recorrentes no Tribunal Regional Eleitoral. Antes e depois do período eleitoral, explica o corregedor, "o TRE procura fazer o seu trabalho de orientar os juízes eleitorais e fiscalizar todos os integrantes do corpo funcional do órgão, para que todas as regras sejam cumpridas".
No próximo domingo, dia das eleições municipais, 31 mil policiais militares serão mobilizados para fazer a fiscalização nas zonas eleitorais em todo o Estado. A prioridade, segundo Josevandro, será dada aos municípios com disputas e ânimos acirrados por causa da corrida eleitoral. Além da Polícia Militar, homens da Polícia Federal também farão o reforço. "Estamos priorizando locais estratégicos", declarou o corregedor.
Além de São Sebastão do Passé, os municípios de Valente, Santa Cruz da Vitória e Antas receberão "atenção especial" no próximo dia 7 de outubro.
Fotos: Gilberto Júnior// Bocão News