O deputado estadual Angelo Coronel, tesoureiro do Partido Social Democrático (PSD), denunciou, na última quinta-feira(24), ao Ministério Público Federal, o servidor público responsável pelo setor de prestação de contas dos partidos políticos no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-Ba), Joseph Rodrigues, por extorsão. O parlamentar entregou uma gravação de vídeo na qual Joseph aparece recebendo dinheiro (seriam R$ 28 mil) para, supostamente, preparar prestação de contas do partido.
O deputado teria sido procurado por um funcionário do TRE, que teria pedido R$ 30 mil para facilitar a aprovação de contas da legenda. A denúncia já chegou ao MPF e, nos próximos dias, deve ser entregue à Divisão de Combate à Corrupção (DICCOR) para então ser escolhido o procurador que irá tratar do assunto.
Em nota, o TRE informou que não recebeu comunicação formal da denúncia e que, quando receber, vai apurar devidamente o caso.
No TRE, os documentos de prestação de contas anual de partidos (relativa ao fundo partidário) passam pelo setor onde Joseph trabalha para receber parecer por aprovação ou rejeição, antes de serem levados ao pleno do TRE. A negociação seria para liberar as contas das eleições de 2012.