Vergonha no legislativo de Candeias.
O PORTAL BAHIA NO AR, que acompanha constantemente as sessões realizadas no município, tem desprazer de informar que esta cada dia mais difícil de acompanhar as respectivas reuniões em virtude da letargia dos Edis. As poucas pessoas que comparecem as terças e quintas saem decepcionadas, os vereadores dormem durante a sessão, falta papel higiênico, quando chove funcionários saem com baldes nas mãos, já que as goteiras são frequentes. Há quem afirme que esta é a pior legislatura da história de Candeias.
Será que os vereadores sabem o seu papel? Sabem verdadeiramente para que foram eleitos?
Cabe ao vereador mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público e do próprio Legislativo.
Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, ‘capenga’. Apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, em Candeias esta independência não existe, o que se vê é subserviência, os vereadores parecem mais assessores do executivo. É vergonhoso vê vereador em busca de um “empreguinho” para a esposa, um benefício aqui, outro ali… E assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas mais um ‘encabrestado’, ‘boneco de marionete’.
E aqui fica a pergunta: Será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo?
Não. E é isso que acontece em Candeias. Isso precisa ser mudado. Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios ou rancores.
Candeias precisa de vereadores atuantes, dispostos a romperem com os costumes persistentes de subserviência e vício. O vereador deve agir sem apego a benefícios pecuniários. Ele deve usar, com disposição, a prerrogativa de denunciar possíveis fraudes envolvendo dinheiro público.
Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.
Cabe ao povo de Candeias, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamado às urnas para indicar sua representação. É muito comum ouvir: “vereador não serve para nada”.
O PORTAL BAHIA NO AR ESTARÁ ACOMPANHANDO E COBRANDO QUE OS VEREADORES FAÇAM O SEU PAPEL