A segunda plenária da Agenda Camaçari foi marcada pela expressiva presença dos moradores dos bairros Phoc I, II e III. Realizado na sede do Esporte Clube Nova Aliança, no Phoc I, o encontro contou também com a participação de diversas lideranças políticas e comunitárias. O projeto vai percorrer até o final deste ano diversos bairros e distritos com o intuito de estimular a população a discutir e traçar os caminhos que conduzam à construção de um novo modelo de desenvolvimento e governança para o município.

Para Agnaldo Conceição "Guiba", presidente da associação de moradores do Phoc I, a Agenda Camaçari é uma iniciativa inovadora, por este motivo a comunidade deve abraçar este projeto. No entendimento dele, o foco da Agenda é fomentar ideias que busquem solucionar os principais problemas da cidade para garantir uma melhor qualidade de vida para todos.

O líder comunitário apontou como uma das principais carências que assolam a região a ausência de escolas de ensino médio e cursos profissionalizantes. “Nossos jovens estão cansados de estudar longe. É importante que possamos trazer uma escola de segundo grau que garanta a eles a possibilidade de estudar mais perto de suas casas”, completou.

A falta de oportunidades no mercado de trabalho foi citada pela dona de casa Iraildes Andrade. De acordo com ela, é preciso que seja revista a metodologia de oferta de trabalho, de forma que seja priorizado quem mora no município. Disse ainda que, por ser uma cidade que dispõe de recursos, Camaçari deve ser uma cidade modelo. “Vamos nos levantar e construir esse projeto, porque, através dele, poderemos rever erros e buscar novas formas de acertar”.

O deputado Luiz Caetano, presente ao encontro, acredita que está se fazendo algo novo em Camaçari. Segundo ele, a ideia é formar em cada área do município um conselho popular, registrado em cartório, que possa fiscalizar e intervir nas ações da prefeitura. “Ou o povo se empodera, se organiza, ou então governo nenhum melhora a vida das pessoas como eu melhorei aqui dentro. A Agenda Camaçari é a oportunidade de organizar as coisas, de preparar um novo governo para Camaçari”.