Carlos Silveira, 57 anos, um dos fundadores do PT em Camaçari, enviou carta de desfiliação do partido na quinta-feira (2) ao diretório municipal. O bacharel em direito, com 35 anos dedicados ao partido e por algumas vezes secretário de governo e assessor nas gestões municipais de Luiz Caetano e Ademar Delgado, decidiu deixar a legenda por “acreditar que chegou a hora de sair e buscar outra construção política”, conforme sinalizou no documento.

Na carta, Silveira lamenta os rumos do partido dentro da análise da atual conjuntura. “Nos doze anos na Presidência da República o nosso governo não mudou nada estruturalmente no Brasil. Não fez as reformas que são necessárias (Agraria, Politica, Tributária, Educacional, etc.)”, aponta.

carlos_siveira_pt_camaçari
Silveira foi um dos fundadores do PT em Camaçari e militou no partido por 35 anos

No texto, sem explicitar um motivo pontual para saída do partido, Carlos Silveira alfineta a legenda e diz que o PT vive uma crise criada pelos próprios representantes. Ele declara ainda que o PT nasceu para ser da ética e do socialismo. “Dirigentes e governantes sujaram as suas mãos utilizando recursos públicos para fazer as campanhas e muito pior, alguns usando estes recursos para si e para as suas famílias, Camaçari não me deixa mentir”, dispara.

Sem afirmar filiação em outro partido, Silveira lembrou da boa intenção da maioria dos militantes e membros do PT, e que sai do partido sem enriquecer, e de “mãos limpas”. Ele falou também que a legenda entregou a governabilidade para o PMDB e outros partidos, e que a decadência atual se dá aos próprios erros petistas.

 

Confira a carta na íntegra:

 

Carta aberta aos Petistas e ao Povo de Camaçari Bahia.

Sou fundador do PT, único partido ao qual fui filiado nos meus 57 anos de vida, destes 35 como petista. Antes militei em partidos que a Ditadura Militar não deixava ter vida legal, PC do B e PRC. A construção do PT está ligada a minha caminhada desde os 22 anos de idade, ou seja, a mais da metade da minha
vida. Aqui em Camaçari toda a construção do PT teve a minha participação. Mais penso que é chegada a hora de sair, de buscar outra construção politica.

Nos doze anos na Presidência da Republica o nosso governo não mudou nada estruturalmente no Brasil. Não fez as reformas que são necessárias (Agraria, Politica, Tributária, Educacional, etc.). Nas ultimas eleições ganhou com um programa politico e agora governa com o programa que derrotou. Entregou a
governabilidade para o PMDB e outros. Funciona nacionalmente montado numa governabilidade do parlamento e em grande parte no chamado “mercado”, não confia mais no povo e o povo não confia mais no PT e nos seus governos. A crise de governabilidade de hoje deve-se principalmente aos próprios erros do partido que dirige o país.

O partido que nasceu para ser da ética e da construção do socialismo, hoje vive uma crise por ele mesmo criada. Dirigentes e Governantes do partido sujaram as suas mãos utilizando recursos públicos para fazer as campanhas e muito pior, alguns usando estes recursos para si e para as suas famílias, Camaçari não me deixa mentir.

No atual processo de 5º Congresso não estamos vendo nada de autocritica destes e de outros erros cometidos, não espero mais por mudanças na politica petista, não acredito mais que “as aguas do rio vão voltar ao seu leito”, ou seja, nada das origens do PT os petistas querem resgatar. A maioria dos seus dirigentes não querem retornar ao que o partido se propôs nos seus primeiros 15 ou 20 anos.

Nunca devemos esperar clemencia da burguesia e da direita, “eles nunca nos faltarão, sempre vão querer nos destruir”, devemos sim é zelar dia e noite para não praticarmos os mesmos erros que eles, e como fizemos com os mesmos métodos e às vezes utilizando os mesmos personagens, agora estamos pagando caro. Além de nos últimos tempos nos aliarmos sempre a eles (partidos da burguesia) agora pouca diferença temos dos mesmos, uma parte dos nossos dirigentes se aburguesaram, a outra parte se acomodaram. Seguirei lutando.

Bem sei que os que nos combatem não nos combatem pelos nossos erros e sim pelos acertos, mais estes acertos não nos dá o direito de meter a mão nos recursos públicos para manter a vida do partido, muito menos para fazermos as campanhas bilionárias que fazemos. As vezes gastamos tanto dinheiro em campanhas eleitorais, que é como se estivéssemos comprando mandatos, no parlamento e no executivo, Camaçari é testemunha viva disto. Mandatos comprados não servem para a vida da população, para a pratica da boa politica, não servem para a democracia. Esta pratica deveríamos ter deixado reservada para a direita e seus partidos, ficamos muito iguais a eles.

Não tenho as minhas mãos sujas, passar pelo governo, como secretario e assessor, não me fez diferente, não me fez superior, muito menos me enriqueceu. Nestes trinta e cinco anos e antes destes, desde os 14 de idade, sempre trabalhei para sobreviver durante o dia, para estudar durante a noite e ainda para fazer politica. Assim criei as minhas filhas, nunca vivi da politica e
sempre ajudei, com as minhas poucas possibilidades financeiras e politicas ao PT e a esquerda em geral. Estou tranquilo.

Sei que a maioria dos dirigentes e militantes não cometeram erros, sei que tem muita gente seria e sincera no PT e na esquerda, a maioria pelo país afora. Aqui em nosso município funciona como no Brasil inteiro, grande parte dos dirigentes e militantes são honestos e politicamente corretos, mais tem pessoas que praticaram e praticam os mesmos erros que devemos combater.

Sei que não faltaram os que dirão “que esta minha carta e atitude só faz ajudar à direita”, esta é a forma mais fácil de buscar desqualificar as criticas que aqui trago. Espero dos que pensam assim que busquem analisar as suas praticas e se entenderem que erraram, que façam as suas autocriticas, aqui estou fazendo a minha e publica, é o meu compromisso com a minha vida e com a historia.

Não estou me aposentando da politica, não estou cansado, me sinto com todas as minhas forças e lucidez, continuarei lutando e lutando, enquanto vida eu tiver. Inicio uma nova caminhada junto com as companheiras e os companheiros que pensam nesta direção. Trilharei outro caminhar da politica e
vigilante, para se ocorrer erros, novamente criticar e não ser conivente. Onde estiver combaterei sempre o bom combate. Como socialista, onde tiver a luta do povo estarei e lutarei junto aos de baixo, aos oprimidos, assim foi a minha vida a quarenta e dois anos e assim será sempre.

A LUTA CONTINUA E O REMEDIO É LUTAR.
Camaçari – Bahia, 2 de Julho de 2015.
Carlos Silveira
[email protected]