Nesta segunda-feira (27) terá início a liberação dos saques em dinheiro do Auxílio Emergencial de R$ 600 para os trabalhadores nascidos entre os meses de janeiro e março, que receberam o depósito na conta-poupança social digital da Caixa Econômica Federal, aberta especificamente para este programa.

Até esta semana, sem a possibilidade de sacar o valor em espécie, esses beneficiários tinham a limitação de só poder fazer transferências e pagamentos através do aplicativo Caixa Tem.

Segundo Caixa, a conta-poupança social (que restringe saques ao calendário abaixo), foi aberta para os que não indicaram dados bancários no ato da inscrição ou que estavam desbancarizados.

Os correntistas que possuem conta na Caixa, Banco do Brasil ou em outras agências bancarias podem realizar saques normalmente nos caixas eletrônicos, a qualquer hora, depois de receber o auxílio. Não existe a  necessidade de seguir o cronograma.

No entanto, os que dependem da conta-poupança social, precisam ficar alertas ao cronograma de retiradas em espécie:

-27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro, com poupança digital gratuita da Caixa

-28 de abril – nascidos em março e abril, com poupança digital gratuita da Caixa

-29 de abril – nascidos em maio e junho, com poupança digital gratuita da Caixa

-30 de abril – nascidos julho e agosto, com poupança digital gratuita da Caixa

-04 de maio – nascidos em setembro e outubro, com poupança digital gratuita da Caixa

-05 de maio – nascidos em novembro e dezembro, com poupança digital gratuita da Caixa

Lembrando que, os saques serão realizados em lotéricas e caixas automáticos e não requerem o uso de cartão físico. Para tal, será fornecido um código de acesso para os saques, destaca a Caixa.

Como fazer?

Por meio do aplicativo Caixa Tem, o beneficiário terá a opção “saque” assim que a retirada estiver liberada para ele. O usuário deve escolher a quantidade que deseja sacar. Em seguida, o aplicativo vai gerar o código que deve ser digitado no caixa eletrônico ou apresentado na lotérica.

Transtornos no ‘app’

Muitos brasileiros, porém, estão enfrentando diversos transtornos no acesso ao aplicativo. Em Camaçari, por exemplo, na manhã desta segunda-feira (27), uma ouvinte do povoado de Lagoa Seca desabafou durante o programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93.1).

A mulher, de prenome Milane, contou que, de início, não consegue carregar o aplicativo. Em seguida, aparece a mensagem que os dados fornecidos são detentores de erro.

Ela revelou ainda que já esteve em uma agência da Caixa Econômica Federal mas, ao chegar ao local, foi “acolhida” com a mensagem de que eles ‘não podem resolver nada’ .

“Eu já tive lá e eles disseram que não resolve nada, tem que ser pelo aplicativo, mas a gente entra no aplicativo e não vai pra lugar nenhum”, conta. Veja o desabafo de Milane na íntegra clicando aqui.

Entretanto, as reclamações no serviço não são uma realidade nova. No dia 18 de abril, dessa vez em Simões Filho, outros ouvintes do programa também já haviam pontuado o cenário de “dor de cabeça” que a falta de acesso ao aplicativo, bem como a ausência de uma solução para o problema, estão provocando aos beneficiários. Relembre aqui.

0 0 votos
Article Rating