De acordo com um novo boletim divulgado na noite desta quinta-feira (30), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Camaçari aparece como a 6ª cidade baiana com mais casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).

No entanto, apesar de ocupar a 6ª colocação no número de casos da Covid-19 na Bahia, Camaçari, que é a 4ª maior cidade do estado, tem números inferiores à Lauro de Freitas, Ilhéus e Itabuna (veja os quantitativos no final da matéria). Tal “feito” só foi alcançado em função das medidas de isolamento social, decretadas pelo prefeito Elinaldo Araújo (DEM), logo no início dos primeiros casos, conforme ressaltou o secretário de Saúde, Dr. Luiz Duplat, em entrevista ao programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93.1).

Na ocasião, Duplat reforçou que sem as medidas de distanciamento “poderíamos ter o duplo, o triplo do que temos hoje”. Leia mais.

Boletim Municipal

Até o momento, já são 46 notificações de pessoas que testaram positivo para a doença na cidade, situada na região metropolitana de Salvador. Desse total, segundo a Secretaria de Saúde (Sesau) do município, 23 pacientes estão recuperados, 20 estão em isolamento domiciliar, 2 em isolamento hospitalar e uma morte foi confirmada. Clique aqui e veja o boletim completo.

Cenário na cidade

Na cidade, o cenário, sobretudo, nas agências bancárias e casas lotéricas, é de constantes aglomerações. Um dos registros mais recentes foi feito na terça-feira (28), pelo BNA. A região da Avenida Radial B, no centro municipal, apresentava grande circulação de carros, pessoas, em sua maioria, sem máscaras, além de duas grandes filas, sem nenhum distanciamento social. Relembre clicando aqui.

Decreto

No final da tarde de ontem (29), o prefeito anunciou um novo decreto com medidas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19 na cidade. A prefeitura renovou por mais 15 dias todas as medidas restritivas adotadas anteriormente no combate a Covid-19; elas já vigoram desde a quarta-feira e seguem até o dia 13 de maio.

No documento, a gestão municipal também decidiu flexibilizar algumas restrições no setor econômico. Por exemplo, a partir do dia 11 de maio algumas atividades poderão retornar ao seu funcionamento gradativamente, como no caso das óticas e dos cartórios.

Os templos religiosos irão poder retornar suas atividades no dia 2 de maio, desde que sigam as seguintes regras: limitação de público em 50 pessoas; disponibilização de álcool em gel; disposição do espaço físico, de forma a garantir a distância mínima de dois metros entre as pessoas; utilização de máscara de proteção por todo o público presente, permitindo-se, na falta das máscaras comercializadas, a utilização de máscaras em modelos alternativos, conforme critérios do Ministério da Saúde. Saiba mais.

Na frente de Camaçari, aparecem as seguintes localidades:

1°. Salvador (com 1.784 confirmações do novo coronavírus);

2°. Ilhéus (com 202 casos confirmados);

3°. Itabuna (com 171 pacientes que testaram positivo para a Covid-19);

4°. Feira de Santana (com 90 notificações da doença);

5°. Lauro de Feitas (com 52 infectados pelo vírus);

6°. Camaçari (com 46 casos da Covid-19).

0 0 votos
Article Rating