A Avanço Transportes, empresa que opera linhas que partem de Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias entre outras cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), declarou na última sexta-feira (5) que está encerrando o trabalho nesta região, entregando as suas rotas à Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), responsável pelo sistema.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários da RMS (Sindimetro), o proprietário da Avanço, Fabrício Figueiredo, alega que não tem mais condições de continuar estando atuando neste serviço por diversos motivos. Entre estes, ele aponta que as linhas da Avanço enfrentam déficit financeiro, tornando a operação insustentável. Além disso, a tarifa praticada pela empresa está defasada, o que impacta negativamente sua viabilidade econômica. Por fim, a concorrência acirrada com o transporte clandestino também contribuiu para a decisão.
A associação da categoria aponta que, com essa mudança, mais de 100 funcionários serão demitidos, agravando a crise no sistema de transporte metropolitano. “A empresa solicitou agendamento de reunião para informar as linhas (entregues) e a quantidade de rodoviários que serão demitidos”, explica o sindicato em uma postagem no Instagram.
Não se sabe quem ficará responsável pelas diversas linhas, que eram da Avanço, a partir de então. O problema pode ser maior se não houver substitutos, pois isso acarretaria em um déficit total para a população que utiliza diariamente o transporte para se locomover entre as cidades, sejam para o trabalho ou estudos.
Vale ressaltar que ainda nesta semana a Costa Verde, outra empresa de transportes entre cidades da RMS, também anunciou o encerramento das atividades. O Sindimetro afirma ter preocupação sobre a ausência de uma licitação para o sistema, pois sem isso haverá incertezas e dificuldade na gestão adequada das linhas e investimentos por parte das empresas.
O Governo do Estado, que gerencia o serviço, até agora não se pronunciou sobre o encerramento das operações da Costa Verde e Avanço.
Que a próxima empresa a prestar os serviços, consiga entregar aos usuários e aos seus colaboradores o que a Avanço não entregava. Que seus carros não estejam sucateados colocando vidas em risco, que os horários das viagens sejam adequadamente cumpridos, que ofereça melhores condições de trabalho aos seus colaboradores, etc.
Imagina vc pagando imposto pagamento funcionários etc,aí vem os carros clandestinos que não paga nada levando os passageiros.que condições vc vai ter pra manter sua empresa! Nenhuma
Que não tenha nenhum outro transporte público por algum tempo. Temos que aprender a valorizar o que temos, se pode melhor o certo é procurar os órgãos responsáveis e cobrar. Mas gostaria de ver são aqueles que estavam fazendo manifestações por causa do transporte. Agora vai levitando. Um povo que somente sabe criticar. Não tem um pingo de educação, querem transporte de graça e não sabem conservar o que utilizam .
eu trabalho na via parafuso em Camaçari umas das linhas da avanço, salvador Camaçari ,e o que tem de clandestino vc não faz ideia sem contar q por culpa de altos impostos pedágio.as empresas não tem dinheiro pra ônibus novos.outro caso recente aqui em Camaçari mêsmo foi a retirada da coperunio cooperativa de transporte q não era muito boa, colocaram uma empresa a consegue ser pior eu saio do trabalho 5 hora só consigo pegar ônibus as 6da noite ainda fizeram propaganda enganosa de ônibus novos prometeram melhorar.cinceramente antes tivesse deixado as cooperativas q tinha ônibus saindo de 15 em… Leia mais »
Infelizmente as empresas que pagam imposto estão indo a falência demitindo país de família, porque os
Clandestinos estão tomando conta da cidade
eimã vergonha e na prefeitura. Que os clandestino ficam kkkk prefeito safado
Em Lauro de Freitas, por exemplo, os microônibus de duas Cooperativas circulam sem carta horária, estacionam em diversos pontos de ônibus a espera de surgir passageiros, não dispõe de torniquete para a devida contagem de usuários por viagem, utilizam veículos sucateados que dão defeito constantemente. Agravando a situação, ainda tem um monte de automóveis, apelidados de “ligeirinho” que fazem diversas linhas, subtraindo a quantidade de passageiros que poderiam estar utilizando o sistema tradicional de ônibus coletivo. Então, de fato, fica difícil manter as empresas que pagam impostos para uma prefeitura e um governo estadual que não atuam com seriedade no… Leia mais »
Quando a empresa BTM encerrou as atividades, a atual Prefeita Moema Gramacho discursou que estava preparando a Licitação para o transporte. Como estamos vendo na declaração de um dos Empresários tal ato administrativo não ocorreu. Então essa situação tem a responsabilidade da Prefeita que já apareceu na televisão dizendo que pretende se candidatar a Senadora em 2026, entretanto, a frente da prefeitura, não consegue cumprir as obrigações básicas como tapar o buraco das vias, licitar o transporte público, combater o transporte clandestino, etc, etc, etc Não esqueçamos que ela não pode alegar dificuldade já que pertence ao mesmo partido do… Leia mais »
Uma hora oportuna para se perguntar onde está o metrô da região metropolitana ligando a cidade de Salvador as suas regiões do Entorno senhor Governador?
O povo de Camaçari, uma cidade com tanta receita, não merece isso. Os políticos de plantão deveriam ter vergonha! Mesmo só contratando empresas que estão na “bacia das almas”, fica muito difícil para qualquer empresário pagar salários, pneus, combustíveis, etc para na maioria das vezes transportar de graça (pago por quem paga de fato a passagem) muitos beneficiarios gratuito que muitas vezes ocupam até 1/3 dos acentos por viagem. Muitos não irão gostar desta verdade.
Se tem os clandestino, é pq faltou assistência das empresas, com ônibus sucateados, prefeitos (as) q não fiscalizam e a agerba q pouco está se lichando com a população. A Costa Verde quem pegou sabe ônibus sujos, barulhento e velhos, qual foi o último carro novo q a empresa colocou…
Culpa única e exclusiva da agerba e do MPE que estão a mais de vinte anos elaborando um edital para licitar as linhas, absurdo e irresponsabilidade dos gestores.
A empresa não vai entregar todas linha não
[…] Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) comunicou ao Bahia no Ar, nesta […]
[…] CRISE: Avanço entrega linhas de ônibus metropolitanos e encerra operações na RMS […]